domingo, 24 de junho de 2012

BOTE FÉ NA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

   Em 1987 tive a graça de participar da segunda jornada Mundial da Juventude(JMJ) em Buenos Aires na Argentina. Fui com uma turma da Diocese de Frederico Westphalen - RS, representando a Juventude da Paróquia São João Batista, de Santo Augusto - RS. Na época, o Papa João Paulo 2°, esteve presente e insistia que nós jovens eramos a esperança da Igreja: "Repito ante vós o que venho dizendo desde o primeiro dia do meu pontificado: que vós sois a esperança do Papa, a esperança da Igreja." (…). Iniciavamos então, com as Pastoral da Juventude (PJ), uma caminhada longa e fertil pela evangelização de todos os povos.

   Foram momentos espirituais fortes, de encontros e amizades, de vivência da fé de Católicos de vários lugares, do mundo inteiro, de linguas e costumes diversos. Entre amizades de momento e presença em encontros de celebração aprendi que o Evangelho de Cristo é para ser levado a todos, sem distinção de raçã, cor, costumes e posições politicas. Devemos levar a todos os cantos e ser evangelizador do Senhor.

   Hoje, através deste Símbolo sagrado que nos deixou o Beato João Paulo 2°, a CRUZ PEREGRINA, que prepara a  JMJ do RJ em 2013, constatei que o que iniciamos naquele momento, continua e que a intelegência e Santidade do Papa João Paulo estão presentes ainda hoje.


   Veio na memória todos aqueles momentos vividos, confesso que me emocionei e muito. Percebo que muitos jovens dão continuidade a este trabalho de evangelização e que o mundo necessita deles, a Igreja precisa deles e de todos nós neste que é o mandamento de Jesus aos seus discipulos:"Ide e evangelizai a todos os Povos."(Mt 28,19).

   Ontem nosso magnifico encontro foi na Praça do Papa e hoje a caminhada até o Parque Jacques da Luz na Moreninhas. Muitos momentos de Fé em que eu BOTO FÉ e se Deus quiser estaremos presente em 2013 no RJ, mas o mais importante é que esta idéia, não pare e que seus frutos sejam de uma juventude conciente, servidora e protagonista da história da nossa Igreja.

   "NO PEITO EU LEVO UMA CRUZ E NO MEU CORAÇÃO O QUE DISSE JESUS!"

 

Um comentário:

  1. Valmir Strada: Também tive o grande privilégio em participar da II JMJ, em Buenos Aires, Argentina, no ano de 1987. Foi um dos momentos mais significativos e marcantes de minha vida. Considero-o indescritível. Jovens de vários países (segundo o Jornal ‘o Clarin’, 1,5 milhão de pessoas) unidos em torno da fé, unidade e esperança por um mundo cada vez mais fraterno. Foi, certamente, um momento de reflexão a favor da paz. Movimentos pacíficos contra as ditaduras militares. Acredito plenamente que os Jovens presentes naquela Jornada foram decisivos para que as mudanças estruturais de muitos países fossem revistos. No nosso grupo (45 pessoas): padres, freiras, estudantes, sindicalistas, filhos de pequenos agricultores, integrantes de juventudes rurais, professores, entre outros (região de Passo Fundo). Obs: Localizei um vídeo na Internet da II JMJ, de 1h.55min, que compartilho contigo: Google: Glória Tv- Juan Pablo II en la JMJ (Argentina, 1987) - maravilhoso documentário. Forte abraço. Vanderlei Kuhn – Selbach/RS.

    ResponderExcluir