HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO
O horário eleitoral gratuito (que não é tão gratuito assim) acabou hoje no rádio e televisão.
Procuro assistir para conhecer os candidatos a vereador, uma vez que a cidade é grande temos mais de 500 candidatos neste pleito. Também busco com censo critico analisar as metas, promessas e as falas dos mesmos. Assim como para prefeito, ousso o que eles têm a dizer, mas sempre questionando e duvindando porque isso é um jogo de cena. Sabemos que os interesses por trás destas candidaturas, até mesmo dos futuros legisladores municipais, não são desvendados e nem menos desvendáveis. Tem muitos interesses obscuros, jogo de faz de conta, promessas e falacias que não devem ser levadas em conta.
Porém, algumas deduções sempre são possiveis, como a capacidade de falar na tv e mesmo no rádio, se o candidato(a) está preparado para pelo menos ler uma frase sobre seu nome e número (que deveria ser o minimo a ser decorado para falar), a capacidade do partido em criar os cenários e ai entra o primeiro parêntes que não é tão gratuito. Pois para criar o partido ou coligação deve ter muito dinheiro para contratar marqueteiro, equipamentos, técnicos e equipe boa de filmagem para mandar ao ar um programa com qualidade.
Tudo isso se analisado friamente, calculado e pensado de onde que vem esse dinheiro e porque ele vem, quanto gastam e a capacidade de convencimento versos valores dispensados, servem sim para descontrair, criticar e muitas vezes até rir da picaretagem de alguns que falam uma coisa e fazem outro, que se desdizem por representar algo e ser a favor de outra opção (na fala). Então, acho muito produtivo sim, ainda que a maioria absoluta pense ao contrário.
Para finalizar penso que um horário de 15 dias com apresentação na tv e no rádio e alguns debates públicos, deveria ser para fazermos a nossa escolha, sem movimentos, carreatas, barulhos, compra de voto e outras coisas desnecessária numa campanha para escolher nossos representantes municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário