O Ministério da Educação (MEC) abrirá na segunda-feira, 7 de janeiro, as inscrições para vagas na educação superior pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) . O prazo para adesão ao Sisu, que vai oferecer mais de 129 mil vagas em 3.751 cursos de 101 instituições públicas, vai até 11 de janeiro, pela internet. As informações já estão disponíveis aos candidatos no site do sistema. A ferramenta foi criada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2009, para unificar o processo de seleção de universidades e institutos federais de ensino.
As vagas serão preenchidas por estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota maior que zero na redação. De acordo com o cronograma do Sisu, as inscrições vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 11 de janeiro de 2013 (horário de Brasília) e devem ser feitas exclusivamente pelo site. Para a seleção do primeiro semestre de 2013 valerá a nota do Enem 2012, cuja divulgação foi feita no dia 28.
Segundo o edital, o estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga e deverá especificar a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno. Além disso, será possível escolher a modalidade de concorrência - em 2013, o Sisu se adequará à Lei de Cotas, de agosto de 2012. As inscrições serão gratuitas e as instituições de ensino deverão disponibilizar acesso à internet aos estudantes interessados.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de janeiro de 2013 e da segunda chamada, no dia 28 de janeiro, no site do Sisu e das instituições. No caso de notas idênticas, o desempate será feito pela seguinte ordem de critérios: nota na redação; nota em linguagens, códigos e suas tecnologias; nota em matemática e suas tecnologias; nota em ciências da natureza e suas tecnologias e nota em ciências humanas e suas tecnologias.
As matrículas serão feitas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e 1º, 4 e 5 de fevereiro para a segunda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário