domingo, 27 de janeiro de 2013

'Tragédia brutal para o país', diz Tarso Genro sobre incêndio em Santa Maria

Governador manifestou solidaridade às famílias das 245 vítimas.
Presidente Dilma Rousseff deve chegar a Santa Maria neste domingo (27).

Do G1 RS
1 comentário
Tarso Genro acompanha trabalhos da polícia em Santa Maria (Foto: Guilherme Gomes/Divulgação)Tarso acompanha trabalhos da polícia em Santa Maria
(Foto: Guilherme Gomes/Divulgação)
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, se pronunciou oficialmente neste domingo (27) depois de chegar em Santa Maria para acompanhar a tragédia que vitimou 245 pessoas em um incêndio na boate Kiss durante a madrugada. O chefe do executivo classificou o caso como uma "tragédia brutal" e manifestou solidariedade e apoio às famílias das vítimas.
"Essa é uma tragédia brutal para o estado e para o país. Estamos empenhados em dar o apoio necessário para que tenhamos um levantamento completo para poder fazer um inquérito policial de alto nível e prestar esclarecimentos, inclusive em relação às causas do incêndio", salientou. "Esse é um momento de compartilhar a dor e demonstrar solidariedade a essas famílias. É um momento muito duro para todos nós e precisamos dar uma resposta à altura", disse.
Tarso Genro seguirá na região e aguarda a chegada da presidente Dilma Rousseff que cancelou viagem ao Chile e deve chegar ainda neste domingo (27) a Santa Maria. Em entrevista, Dilma chorou ao lamentar as mortes. "Eu queria dizer à população do nosso país e de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, estamos juntos. E necessariamente iremos superar, mantendo a tristeza", disse a presidente com a voz embargada.
O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, decretou luto oficial de 30 dias. De acordo com o secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, é a primeira vez que um luto tão extenso é decretado na cidade.
O incêndio em Santa Maria
Segundo informações preliminares repassadas pela polícia, o fogo teria começado por volta das 2h30 na boate Kiss, em Santa Maria, quando o vocalista da banda que se apresentava fez uma espécie de show pirotécnico, usando um sinalizador. As faíscas atingiram a espuma do isolamento acústico no teto do estabelecimento e as chamas se espalharam. O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência.
A Brigada Militar informou que o número oficial de mortos no incêndio é de 245. Todos os corpos das vítimas foram retirados do local ainda na manhã deste domingo (27). Ao menos outras 48 pessoas estão feridas e recebendo atendimento, segundo a polícia. O número total de pessoas que estavam na boate durante a festa ainda não foi confirmado pelos autoridades.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs. Siga também o G1 RS no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário